Conheça a história de Aristóteles
Aristóteles nasceu no ano de 384 (A.C.) em uma cidade grega, conhecida como Estagira. Tendo sua origem de uma família de altíssima nobreza. Sendo seu pai, bem próximo do rei Amintas III da macedônia.
Com 17 anos, Aristóteles deu continuidade a seus estudos com a finalidade de se aprofundar em alguma área mais avançada. Com isto em mente, ele vai até à Atenas, que na época era uma cidade que possuía uma imensa importância nas formações de grandes intelectuais.
O começo de seu desenvolvimento acadêmico
No ano de 367 (A.C.) Aristóteles, acabava de chegar em Atenas, e ingressava na academia de Platão, que era um renomado filósofo grego e também acabou sendo seu professor. Durante o período que ele passou como um aluno de Platão, acabou se aprofundando nos estudos platônicos referentes ao ser, essência das coisas, políticas e entre diversas outras ideias socráticas.
A realidade, que durante o período como Aristóteles teve Platão como seu mentor intelectual, foi gradualmente se afastando ideias platônicas e acabou formando suas próprias convicções.
Platão achava que o conhecimento era somente adquirido por meios intelectuais, logo Aristóteles, considerava que o empirismo era o meio a qual é constatado como veracidade de algo. Após a morte de Platão, era bem requisitada a preferência de um novo substituto para substituí-lo, mesmo Aristóteles sendo um aluno brilhante e predileto de Platão, quem assumiu seu lugar foi outro ateniense, que visava a filosofia com viés matemático.
Após ter sido rejeitado para assumir a posição de Platão, decepcionado, Aristóteles parte para Atarneus, uma cidade localizada na Ásia menor. E lá ele se tornou um conselheiro político de Hérmias, e se casou com a filha dele.
Seu retorno para a Macedônia
No ano de 343 (A.C.), após retornar para a cidade grega de Macedônia, Aristóteles se torna o mentor intelectual do tão famoso, Alexandre, o Grande. O rei da macedônia, Felipe II, pai de Alexandre, desejava que seu filho fosse um grande filósofo reconhecido e então, convocou o melhor filósofo para esta tarefa.
Logo no ano 335 (A.C.), Aristóteles decide fundar sua própria escola filosófica em Atenas, que ficou conhecida como Liceu. A partir deste momento, o pensador passou a transmitir a seus discípulos, todo seu conhecimento a cerca geometria, física, química, botânica, retórica e entre muitas outras coisas.
Sua escola, no decorrer do tempo, recebeu o nome de escola peripatética, e com isso surgiu a tradição aristotélica, que deu segmento e trouxe novas interpretações a todo o pensamento filosófico do grande Aristóteles.
13 anos após a criação de sua escola, ele foi obrigado a ir embora da Atenas, por conta de uma grande onda anti macedônica que ocorreu devida a morte de Alexandre, o Grande.
Entenda como foi a morte de Aristóteles
No ano de 322 (A.C), Aristóleces falece, em Cálcis na Ilha Eubeia. Boa parte de suas obras foram perdidas, e as partes que restaram puderam ser compiladas pelos grandes estudiosos da era escolástica. E vem influenciando imensamente filósofos até o hoje.