Certamente você já jogou um videogame, seja no computador, console, ou em até em seu celular. Hoje a indústria dos jogos eletrônicos movimentam centenas de bilhões.
O começo da era dos videogames
O início dessa industria foi bem amadora, porque a trajetória dos desenvolvimentos dos jogos eletrônicos demonstraram uma profunda relação entre a cultura e o jogo. E também o ato de jogar, seja considerado parte da definição de nossa própria humanidade.
A primeira era dos videogames ocorreu durante os anos de 1950 a 1972. Foi praticamente um período de testes, e experimentações. Os primeiros computadores eram gigantescos, ocupavam paredes inteiras, impossíveis de jogarem com eles da maneira que pensamos hoje.
Para programadores e engenheiros, na época, criar um jogo não tinha o objetivo de criar uma franquia multimilionária. Mas, sim, de criar uma maneira para demonstrar uma nova tecnologia.
Um exemplo disso, era quando foi programado um computador para jogar o jogo da velha, conectada a lampadas coloridas.
No entanto, isso também foi uma maneira de desafiar o limite dessa tecnologia, inclusive a relação em tempo real entre a programação e os primeiros displays de vídeos.
O primeiro videogame moderno
Tennis for two, ficou marcado como o primeiro videogame moderno. Criado por Willian Higinbotham no ano de 1958. Que era um físico que atuou no projeto das primeiras bombas atômicas e no desenvolvimento de telas para radares embarcados em aviões.
O jogo havia sido exibido por 3 dias, mas, não se tornou disponível em outras máquinas. O primeiro videogame disponível para ser instalado em outras máquinas, foi o Spacewar. Foi desenvolvido em 1961, para o primeiro mini computador para da época.
Além de ser um bom passatempo para a época, o jogo havia sido distribuído como desafio para outros programadores o aprimorassem.
A evolução dos videogames
A partir do ano de 1972, surgiu os videogames árcades, conhecidos popularmente como ‘Fliperamas’. E nos anos posteriores foram surgindo consoles como o Odyssey.
Os videogames ainda continuam sendo uma febre popular até hoje, por serem um excelente passatempo, os quais são um excelente remédio para a doença do século, conhecida como depressão.