Brincar com cachorro aumenta atividade cerebral ligada ao relaxamento e concentração, diz estudo
Interação com cães ativa áreas do cérebro relacionadas à atenção, criatividade e emoções positivas, além de reduzir o estresse, segundo pesquisa da Universidade Konkuk.
A relação entre humanos e cachorros é conhecida por ser benéfica para ambos. Agora, um estudo da Universidade Konkuk, na Coreia do Sul, publicado na revista Plos One, revela que brincar e passear com um cão ou até mesmo escovar seus pelos pode aumentar a atividade cerebral associada ao relaxamento e à concentração.
Estudo com adultos comprova benefícios da interação com cães
A pesquisa envolveu 30 adultos com idade média de 28 anos que realizaram oito atividades diferentes com um cachorro, como brincar, passear e escovar os pelos. Durante as tarefas, os participantes usavam eletrodos que registravam sua atividade cerebral e estado emocional.
Brincar com o animal se destaca como atividade mais benéfica
Os resultados mostraram que as atividades com o cachorro ativaram áreas do cérebro relacionadas à atenção, criatividade, emoções positivas e controle do estresse. Entre as atividades, brincar com o animal se destacou como a mais benéfica para o relaxamento e a concentração.
Benefícios para a saúde mental e emocional
Os autores do estudo concluem que as interações com cães podem ser uma ferramenta eficaz para promover a saúde mental e emocional, além de melhorar o bem-estar geral das pessoas.