Como ajudar seu filho a lidar com rejeições
Como pessoas adultas, sabemos que não podemos evitar rejeições. Grandes ou pequenos, eles estão sempre esperando na esquina e precisamos aceitá-los. Mas tente dizer isso ao seu filho que acabou de falhar na audição de uma orquestra, no teste de uma equipe esportiva ou que não foi admitido na faculdade dos seus sonhos. Quebrados, desencorajados e tristes – é assim que eles se sentem, mas você pode ajudá-los e ensiná-los a lidar com a rejeição sem ter um colapso nervoso.
Ajude seu filho a acalmar os nervos.
O que fazer: Ajudar seu filho a se livrar das emoções negativas é a primeira coisa que você pode fazer. Alguns especialistas acreditam que direcionar pensamentos para as sensações pode ser uma maneira eficaz de acalmar os nervos do seu filho chateado. Segurando um cubo de gelo nas palmas das mãos ou fazendo-os fazer exercícios respiratórios com uma mão colocada no estômago e outra no peito, pode ajudar. Peça ao seu filho para respirar fundo com a barriga, e não com o estômago, até que se acalme. Além disso, tente não se exagerar e elogie seu filho por fazer o melhor que pôde.
O que dizer: “Tudo bem, querida, nada de ruim aconteceu. Nós dois sabemos que você se esforçou bastante.
Ajude-os a analisar a situação.
O que fazer: depois que vocês se acalmarem, é hora de discutir o que aconteceu. Antes de tudo, incentive seu filho a não levar esse fracasso para o lado pessoal. É bom ligar para a creche ou a escola para descobrir o que aconteceu com seu filho, mas uma opção melhor seria fazer algumas perguntas norteadoras. Ser racional os ajudará a se concentrar na própria situação, e não nos sentimentos negativos que ela causou.
O que dizer: “O que aconteceu? OK, e o que aconteceu depois disso? Por que você acha que não entrou no time? ”
Mostre a eles diferentes exemplos de como lidar com a rejeição, incluindo a sua.
O que fazer: a rejeição é normal e inevitável, e quanto mais cedo você ajudar seu filho a perceber isso, melhor. Você pode assistir ao American Idol e programas similares juntos, onde as pessoas são rejeitadas, e mostrar ao seu filho como outras pessoas superam a rejeição de maneira pacífica e graciosa. Lembre-se de um exemplo de sua própria vida quando você foi rejeitado, mas conseguiu lidar com isso. Mesmo se você se sentir envergonhado ao pensar nessa situação, isso pode ajudar muito seu filho.
O que dizer: “Sabe, isso aconteceu comigo também uma vez. Quando eu tinha 9 anos, eles não me deixaram jogar Romeu. Você sabe o que eu fiz?
Mostre-lhes alternativas.
O que fazer: às vezes a rejeição nos ajuda a tentar coisas diferentes que se tornam ainda mais interessantes do que aquelas que não recebemos. Quando estamos chateados, nem sempre vemos o lado positivo das coisas e não conseguimos pensar em opções melhores. Mostre essas opções ao seu filho e discuta as vantagens junto com ele.
O que dizer: “Eu sei que fica triste por eles não te aceitarem naquela faculdade, mas por que você não tenta uma diferente? Lembra da faculdade que visitamos no mês passado? Que campus eles têm, não é? ”
Ajude-os a encontrar seu próprio caminho para superar a rejeição.
O que fazer: Ajude seu filho chateado a se ver como uma pessoa capaz de enfrentar as dificuldades sozinha. Pode acontecer que seu filho ou filha consigam encontrar uma solução melhor do que você pode oferecer, e eles podem ser um grande apoio para si.
O que dizer: “Eu sei que você está se sentindo mal porque não o levou para a equipe neste momento. O que você pode fazer para se sentir melhor agora?
Que rejeições você enfrentou quando criança? Como seus pais o apoiaram nesses momentos difíceis?