Conheça a história de Eike Batista
Eike era a sexta pessoa maisr rica do mundo - Saiba o que aconteceu com Eike
No ano de 2012, Eike Batista era a pessoa mais rica do Brasil e 6º mais rica do mundo. E na época ficou na frente de homens, como o próprio Elon Musk.
A fortuna de Eike na época era de aproximadamente 30 bilhões de dólares e hoje possui uma dívida de mais de um bilhão de reais e várias condenações na justiça pela operação lava jato da polícia federal.
Quem é Eike Batista?
Nascido em Minas Gerais, no dia 13 de novembro do ano de 1956, mas foi criado no Rio de Janeiro. O pai de Eike era o Eliezer Batista.
Seu pai foi ministro de Minas e Energia no governo de João Goulart e presidente da Vale do Rio Doce, que não era uma empresa grande da maneira que é hoje. Inclusive foi graças a ele que a Vale é hoje uma empresa de dimensões internacionais.
Quando fazia parte da presidência da empresa, Eliezer recebeu um convite para desenvolver uma divisão da Vale na Europa. No entanto, sua família toda precisou ir morar no continente europeu.
Naquela época, Eike Batista tinha apenas 12 anos, e alguns anos depois, no ano de 1974, com 18 anos, seus pais voltaram para o Brasil.
O começo da carreira de Eike Batista
Eike e seu irmão mais velho continuaram na Alemanha quando seus pais voltaram para o Brasil. Naquele mesmo ano, Eike começou a cursar engenharia metalúrgica na universidade de Aachen, na Alemanha.
Porém, Eike não terminou a faculdade, apesar de não ter concluído a faculdade, ele aproveitou de aprender novas linguás, como inglês, francês e aprimorar seu alemão.
Seu domínio nas linguás que aprendeu, foram bem úteis para suas empreitadas futuras. A mesada que seus pais o enviavam, não era suficiente para cobrir todas suas despesas.
Por conta disso, passou a trabalhar como corretor de seguros e vendeu apólices de porta em porta e isso foi essencial para ele aprender a negociar.
Quando estava prestes a completar 24 anos, ele voltou para o Brasil em 1980, e nesta mesma época que sua carreira estava apenas começando.
Sua volta para o Brasil
Quando Eike chegou no Brasil, ficou sabendo de uma manchete sobre a corrida de ouro na Amazônia. No entanto, ele decidiu fazer uma visita em Itaituba, no Para, que era o centro das operações de logística do ouro na Amazônia.
Com seu dom para enxergar bons negócios, Eike viu ali uma oportunidade e virou comprador de ouro e revendeu em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Com este empreendimento, se estruturou rapidamente e no ano de 1981 com 500mil dólares emprestados montou uma empresa de venda e compra de ouro.
A empresa de Eike ficou conhecida como, Autram Aurem. Com apenas 60 compradores de ouro, em um ano e meio chegou a movimentar aproximadamente 60 milhões de dólares em ouro. Entretanto, Eike ficou 6 milhões de dólares dos 60 milhões e isto com apenas 24 anos.
Quando começou a entrar muita concorrente, logo se antecipou e comprou as terras onde estavam as minas e junto vieram as concessões minerais. E para potencializar a mineração, contratou uma empresa canadense para perfurar o solo.
Esta operação para funcionar teve uma margem líquida de 80%, bem maior que seus 6% quando comprava e revendia o ouro.
Quando a mina começou a funcionar, gerou cerca de 1 milhão de dólares por mês. Em valores atualizados para atualmente, seria de quase 3 milhão de dólares por mês.
E com o passar dos anos foi se desenvolvendo e ganhando mais notoriedade, e chegou até ser a sexta pessoa mais rica do mundo.
O que aconteceu com Eike Batista?
Eike havia recebido condenações na justiça por corrupção e deixou seu posto de CEO em sua corporação. Sendo assim, perdeu império e sua classificação como a sexta pessoa mais rica do mundo.
Mas atualmente, Eike Batista, tenta recomeçar sua carreira como influencer, realizando palestras. E promete no futuro construir um novo império.