Saúde e Bem Estar

Creatina: Um Novo Aliado na Luta Contra a Depressão?

Estudo Aponta Potencial do Suplemento na Melhora do Tratamento

A creatina, conhecida por seu uso no mundo esportivo, pode ter um novo papel no campo da saúde mental. Um estudo recente, conduzido por pesquisadores do Reino Unido e da Índia, indica que o suplemento pode potencializar os efeitos da terapia cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento da depressão. A pesquisa foi publicada na revista científica European Neuropsychopharmacology e sugere que a creatina pode ser uma alternativa viável para pessoas que não respondem bem a tratamentos convencionais.

Criança pode tomar creatina? Nutricionista responde! - Minha Vida

Creatina e TCC: Uma Combinação Promissora

CREATINA E SEUS BENEFÍCIOS PARA ANSIEDADE E DEPRESSÃO - New Millen

Os pesquisadores recrutaram 100 voluntários na Índia, todos diagnosticados com depressão de leve a grave e sem uso de antidepressivos nas últimas oito semanas. Inicialmente, os participantes responderam a um questionário que avaliava a gravidade da depressão, com pontuações variando de zero (sem depressão) a 27 (depressão grave). A média registrada foi de 17,6, indicando um quadro de depressão moderadamente grave.

Os voluntários foram divididos em dois grupos: um recebeu uma dose diária de 5 gramas de creatina monohidratada, enquanto o outro ingeriu um placebo. Ambos os grupos passaram por sessões quinzenais de TCC.

Após oito semanas, o número de participantes caiu para 30 em cada grupo. Todos apresentaram redução nos sintomas depressivos, mas os que ingeriram creatina tiveram uma melhora mais expressiva. A pontuação média do grupo que tomou o suplemento caiu para 5,8 (depressão leve), enquanto o grupo do placebo atingiu 11,9 (depressão moderada).

Mecanismos e Próximos Passos

Os cientistas apontam que a creatina pode potencializar os efeitos da TCC ao promover melhorias no funcionamento cognitivo e comportamental. “A creatina pode aumentar os efeitos da TCC promovendo o funcionamento cognitivo e comportamental, ao mesmo tempo em que expressa uma ação antidepressiva direta”, descreve o artigo.

A pesquisa abre portas para novas abordagens no tratamento da depressão, especialmente para aqueles que não se beneficiam dos tratamentos tradicionais. No entanto, é importante ressaltar que a creatina não é um substituto para o tratamento médico e psicológico convencional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo