Entretenimento

Designer utiliza inteligência artificial para escrever e ilustrar livro infantil e artistas se revoltam

Um designer norte-americano utiliza inteligência artificial para escrever um livro infantil - Veja como ele fez isso.

Um designer norte-americano conseguiu fazer um livro em apenas um final de semana. Basicamente teve ideia numa sexta-feira, e na sexta-feira o livro já estava a venda na Amazon, e já teve vendas.

Como ele fez o livro com inteligência artificial?

Segundo o designer norte-americano Ammaar Reshi, ele estava “brincando” com o CHATGPT, e teve uma ideia de utilizar a IA (inteligência artificial) para fazer um livro infantil. Basicamente ele pediu para o CHATGPT escrever a história.

E depois ele utilizou outra IA chamada de Midjourney, que com ela é possível fazer inúmeras imagens bem bacanas

Após as IA’s finalizarem suas tarefas, ele montou o livro em PDF, e em seguida enviou para a Amazon Kindle Publishing, e a própria plataforma montou o livro e realizou as cópias. Posteriormente entregou algumas cópias para amigos e conhecidos e colocou o livro a venda na Amazon.

Tudo isso que o designer fez foi uma brincadeira para testar as ferramentas. Mas no final das contas era um livro com uma história interessante, e algumas pessoas tiveram o interesse de ler.

Após publicar no twitter que fez um livro em um final de semana com inteligência artificial, as primeiras respostas das postagens eram bacanas e depois veio muitas pessoas criticarem.

Por que teve pessoas que criticaram o livro?

As inteligências artificiais aprendem a realizarem as criações delas vendo outras criações na internet. No entanto, não é incomum delas fazerem um desenho que possuem inspiração de um desenho de outra pessoa.

Mas, não é que ela copie o desenho da pessoa, mas ela pode copiar o estilo e o jeito de desenho, isso é considerado apenas uma inspiração.

É meio chato dizer que isso é um roubo de propriedade intelectual, porque no final das contas o que acontece é que os artistas também são assim. Um artista quando ele cria alguma coisa, diversas vezes ele se baseia em outros artistas, evidentemente colocando um toque dele na criação.

De fato, é uma ilusão quem acredita que um artista parte do zero e não copia nada de ninguém. Certamente essas pessoas que criticaram, são artistas que se sentiram seus trabalhos ameaçados, tanto que uma das respostas de um crítico era “de quantos artistas você roubou, de quem realmente deveria ser pago e creditado pela criação deste livro”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo