A origem da celebração: Desvendando o surgimento do Natal
O natal é umas das principais festas comemoradas anualmente em diversas partes do planeta - Até quem não é cristão participa
Entenda como aconteceu o surgimento do natal
O Natal é uma das principais festas do cristianismo e celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data exata do nascimento de Cristo é desconhecida, mas a celebração do Natal foi estabelecida no quarto século pelo Papa Julio I.
Antes do cristianismo, as civilizações antigas celebravam festividades no final do ano para marcar o solstício de inverno, que ocorre no dia 21 de dezembro.
Essas festividades eram comemoradas com luzes, oferendas e sacrifícios para agradecer às divindades pelo sol e pela fertilidade da terra.
Os romanos celebravam a Saturnália, uma festa em honra ao Deus Saturno, durante a qual as escolas e os tribunais fechavam, e as pessoas trocavam presentes e se divertiam. O cristianismo, que se espalhou pelo Império Romano, incorporou algumas dessas tradições à celebração do Natal.
A Igreja Católica, no entanto, tentou distanciar-se dessas celebrações consideradas pagã e estabeleceu o Natal como uma celebração puramente religiosa.
A celebração do Natal foi proibida na Inglaterra durante o reinado de Oliver Cromwell, mas foi reintroduzida após sua morte.
Por que o natal é comemorado no dia 25 de dezembro?
O Natal é comemorado em dezembro porque foi estabelecido como tal durante o período romano, quando o imperador romano Júlio César estabeleceu o dia 25 de dezembro como o solstício de inverno, o dia mais curto do ano, como o dia oficial do nascimento do deus Sol Invictos.
Esta data foi escolhida como o dia do nascimento de Jesus Cristo, pois era uma data já estabelecida e celebrada pelos romanos. Isso permitiu aos cristãos celebrar a data do nascimento de Jesus sem conflito com as tradições já existentes.
Como é comemorado o natal atualmente?
Hoje, o Natal é celebrado em todo o mundo, independentemente da religião ou cultura. É uma ocasião para reunir-se com a família e amigos, trocar presentes e celebrar a bondade e a esperança. As tradições incluem decorar árvores de Natal, cantar músicas natalinas e cozinhar refeições especiais.