Curiosidades

Dinheiro do Brasil é feito na China

Não é de hoje que muitos países estão largando mão de suas próprias casas da moeda para que o serviço seja terceirizado para outros países.

O custo da casa da moeda brasileira para produzir notas de real possui um custo elevadíssimo. Por um bom tempo as cédulas de real eram feitas na suécia, e o preço era metade comparando com a fabricação no Brasil.

Real Brasileiro sendo gerados na China

Por conta da casa da moeda brasileira não conseguir gerar grandes demandas de notas de real de maneira viável. A casa da moeda do Brasil apenas gera uma pequena demanda de novas cédulas de real e as grandes demandas são impressas na casa da moeda chinesa.

Tornou-se uma prática comum países de todo mundo, terceirizar a impressão de suas moedas para a China, devido ao custo ser bem menor.

Países desejam que não seja divulgado de forma pública que suas moedas são produzidas em outro país, para não haver reação negativa da população. Realmente delegar a produção da sua moeda para outro país é um risco, por conta que é necessário a revelar vários segredos de produção para o país contratado.

O fato do real ser impresso em outro país é algo bem pouco comentado, e boa parte da população não possui conhecimento referente a isso.

Mas afinal, por que o Brasil terceirizou a fabricação de sua própria moeda?

Os custos para as impressões de cédulas de real pela casa da moeda brasileira, é muito caro. E acaba compensando mais terceirizar para outro país que é mais eficiente neste tipo de serviço.

Por outro lado, isto acaba sendo bom para a população brasileira, por conta que não precisam pagar mais impostos para manter um serviço ineficiente e caro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar

ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo