O fenômeno do déjà vu: Por que sentimos que já vivemos algo antes
Veja mais informações acerca do déjà vu: conheça as teorias por trás desse fenômeno único e extraordinário
Entenda o fenômeno mental déjà vu
Neste artigo, iremos explorar uma sensação comum experimentada por muitas pessoas em todo o mundo – o déjà vu. Você já sentiu como se estivesse vivendo algo que já aconteceu antes, mas não consegue se lembrar quando ou onde? Embora a ciência ainda não tenha uma resposta definitiva sobre o que causa essa sensação, discutiremos as teorias por trás do déjà vu e por que ele ocorre.
O que é déjà vu?
A sensação de déjà vu é uma experiência subjetiva em que uma pessoa tem a sensação de já ter visto ou experimentado uma situação, ou evento antes. É comum que essa sensação dure apenas alguns segundos, mas também pode ser prolongada.
Apesar de o termo ser de origem francesa e significar “já visto”, ele é amplamente utilizado em todo o mundo para descrever essa experiência.
Teorias sobre a causa do déjà vu
Existem várias teorias sobre o que causa o déjà vu, mas nenhuma delas foi comprovada. Algumas das teorias mais populares incluem:
-
Problemas de memória
Uma das teorias por trás do déjà vu indica que ocorre uma falha no cérebro em processar corretamente as informações novas e antigas. Essa falha pode levar a uma sensação de familiaridade, mesmo que a pessoa não se recorde do evento anterior.
-
Sentidos confusos
Uma das teorias por trás do déjà vu sugere que ocorre uma falha no cérebro em processar corretamente as informações novas e antigas. Essa falha pode levar a uma sensação de familiaridade, mesmo que a pessoa não se recorde do evento anterior.
-
Fenômeno psicológico
Especialistas em psicologia afirmam que o déjà vu pode ser um fenômeno psicológico, com a possibilidade de ser causado por uma associação inconsciente entre situações semelhantes.
-
Pressão emocional
Outra teoria sugere que a pressão emocional pode ser a causa do déjà vu. Quando uma pessoa está sob situações de estresse ou ansiedade, isso pode levar a uma sensação de familiaridade com o ambiente, mesmo que seja a primeira vez que ela esteja lá.